Buscar

Cartola Express: A novidade do Cartola FC 2022

A temporada 2022, está prestes a começar e com ela inicia a principal novidade do Cartola FC para este ano: o Cartola Express. A funcionalidade já foi "testada" durante o campeonato paulista deste ano, mas o produto terá sua estreia oficial junto com o campeonato brasileiro.



O Cartola Express foi pensado para quem gosta de ligas de "tiro curto", as famosas disputas que duram apenas 1 rodada, nele será possível participar de ligas neste formato com premiações em dinheiro. Além do formato, algumas regras do Cartola Express são diferentes do Cartola tradicional.


REGRAS DO JOGO:


Patrimônio: No Cartola Express todos os cartoleiros terá C$140 fixos de saldo até o fim do campeonato, visto que não existe valorização de patrimônio nesta modalidade, apenas valorização dos jogadores igual ao Cartola tradicional.



Escalação: A equipe é formada por 11 jogadores, o Cartola Express não possui técnico, banco de reservas e capitão.

O cartoleiro só pode escalar 4 jogadores do mesmo time.

Também é necessário escalar jogadores de no mínimo 3 times diferentes.

O esquema tático padrão é o 4-3-3, não é possível alterar o esquema.


Troca de jogadores com mercado fechado: O Cartola Express não tem banco de reservas. Mas você pode utilizar a funcionalidade de Troca de Atletas para realizar modificações no seu time durante o período de Mercado Fechado. Você poderá alterar membros do seu time até um minuto antes do horário programado para o início das suas respectivas partidas - algo muito útil quando um jogador que você escalou fica fora da escalação oficial do time dele na rodada. Nesta opção, porém, só será possível efetuar a troca por jogadores cujas equipes ainda não tenham atuado na rodada em questão. Caso o jogo do atleta a ser substituído ou do substituto já tenha sido iniciado (ou a hora marcada para começar tenha passado), não será possível fazer a alteração.


Veja um exemplo:

  • O mercado fechou no sábado às 16:59;

  • Clube A x Clube B se inicia no domingo, às 16h;

  • O atleta X do Clube A está na sua escalação, mas não jogará mais a partida

  • Antes da partida entre Clube A e Clube B iniciar, você poderá trocar o atleta X por outro, que também esteja esperando o início da partida para qual está escalado.


Tipos de disputa: Todas as disputas listadas no lobby do Cartola Express têm o horário definido para início do período de mercado fechado. Durante o mercado fechado, as disputas não podem receber novas participações, nem edições nas escalações, a menos que seja utilizada a funcionalidade de Troca de Atletas, conforme explicado acima. Será possível filtrar por diferentes categorias para que só apareçam no lobby as disputas que se encaixam no que for buscado (jogos do dia, jogos da rodada, escalação única, múltiplas escalações...)


O Cartola Express possui disputas de escalação única por usuário e outras que permitem múltiplas escalações:

  • Disputas de escalação única: pode escalar apenas 1 (um) time para a mesma disputa (é permitido apenas uma participação por usuário);

  • Disputas de múltiplas escalações: pode escalar mais do que um time em uma mesma disputa (sendo uma participação por Escalação, ou seja, você paga por cada escalação que fizer dentro desta disputa).


As disputas podem ser baseadas nos jogos de uma rodada completa ou nas partidas de um único dia. Assim, nas disputas de rodada completa, você poderá escalar atletas de todos os times que jogarão as partidas válidas da rodada. Nas disputas que abrangem somente jogos de um dia específico, você só poderá escalar atletas dos times que jogarão no dia em questão (Jogos de Quarta, Jogos de Domingo, etc.)


Valores do Scouts: A pontuação dos atletas no Cartola Express do Paulistão será igual à da última edição do Cartola clássico.




Observação: O acesso à plataforma será apenas pelo navegador, não sendo possível entrar pelo app do Cartola FC. Somente maiores de 18 anos podem jogar, onde será necessário realizar verificação de documentos.





Fonte: GE